Notícias

Operação combate desvio de recursos no Conselho Federal de Odontologia

PF cumpre cinco mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão no Rio de Janeiro e em outros estados O Dia

Rio – A Polícia Federal realiza uma operação nesta terça-feira com o objetivo de desarticular uma associação criminosa que desviava recursos do Conselho Federal de Odontologia (CFO), entidade autárquica federal. A ação ocorre com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União.

Ao todo, 60 policiais federais cumprem cinco mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e em Manaus (AM), Campo Grande (MS), Araguaína (TO), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Os mandados foram expedidos pela 3º Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Os crimes investigados são peculato, estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Segundo informações da Polícia Federal, há fortes indícios de que conselheiros e funcionários desviavam recursos públicos do CFO. As fraudes consistiam no ressarcimento de despesas inexistentes, no pagamento indevido de diárias e na contratação irregular de serviços. O valor total com as despesas e as contratações pode passar dos R$ 30 milhões. os desvios devem ultrapassar os R$ 5 milhões.

Ainda não foi divulgado um balanço da operação.

Fonte: Jornal o dia