NOTA DE REPÚDIO DO SINSERCON/RS
O Sindicato dos Servidores e Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional – SINSERCON/RS repudia a grave arbitrariedade e ilegalidade cometida pela direção da Ordem dos Advogados do Brasil do RS, que demitiu, no dia 11 de julho, a dirigente Sindical, Silvia Wandame da Boanova, sem motivo.
Para o Sindicato a presente demissão é uma clara violação à liberdade de atuação sindical.
Sem qualquer justificativa legal da OAB/RS, a demissão é uma clara tentativa de intimidação aos trabalhadores/a e ao movimento sindical como um todo. Em pleno século XXI, é inadmissível essa postura autoritária e abusiva por parte da OAB/RS que carrega uma história de luta pelos direitos humanos, Justiça e pelo Estado democrático de Direito. Não se pode aceitar uma medida completamente absurda e ilegal como essa.
Ilegal e autoritária, a demissão fere o artigo 543 da CLT, que prevê estabilidade no emprego para os trabalhadores que ocupam cargos de representação sindical, desde o registro da candidatura até um ano após o mandato.
O Sinsercon/RS não irá calar-se diante dessa tentativa de intimidação, pois tal ação representa um perigoso caminho para nossa democracia.
A DIRETORIA