denunciaDESTAQUEGeralNotíciasSINSERCON RS

ASSÉDIO MORAL NO CONSELHO REGIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO- CAU/RS

ASSÉDIO MORAL NO CONSELHO REGIONAL DE ARQUITETURA E URBANISMO- CAU/RS

O Sindicato dos Servidores e Empregados dos Conselhos e Ordens de Fiscalização do Exercício Profissional -SINSERCON/RS tomou conhecimento que servidores do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) denunciaram formalmente casos de assédio moral, dentre outras irregularidades, supostamente cometidos por gerente ocupante de cargo em comissão. A denúncia incluía um pedido expresso de sigilo sobre a identidade dos denunciantes durante o processo de investigação, bem como o acompanhamento por Comissão investigativa formada por servidores de carreira.

No entanto, não foi aberta a sindicância investigativa como requerido e, para surpresa dos servidores, seus nomes foram expostos diretamente à pessoa denunciada. O CAU/RS negou o sigilo solicitado pelos denunciantes, gerando preocupações com possíveis retaliações e consequências adversas aos envolvidos.

Além disso, constatou-se que o processo com a denúncia, após a negativa de sigilo e omissão sobre a abertura ou não de investigação, foi indevidamente despachado pela própria pessoa denunciada, o que levantou questionamentos sobre a imparcialidade do procedimento, haja vista que determinado pela própria Presidência.

A situação tem causado inquietação entre os servidores da autarquia, que esperavam que suas denúncias fossem tratadas de forma confidencial e conduzidas com a devida seriedade e respeito e respeito às normas trabalhistas.

O SINSERCON/RS acompanhará de perto o desenrolar dos acontecimentos e buscará garantir que o direito dos trabalhadores à proteção contra assédio moral seja preservado e que a apuração dos fatos seja conduzida de maneira justa e transparente.

O Sindicato reitera a importância de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, onde os trabalhadores possam exercer suas funções sem medo de represálias ou discriminações.Mais informações serão divulgadas à medida que o caso se desenvolver, e o sindicato se mantém aberto a representar e defender os interesses dos servidores do CAU/RS em busca de uma solução justa e adequada.”

SINSERCON/RS