Manifestação sobre a alteração do decreto 20.534/2020

A Diretoria do Sinsercon/RS vem, em face da publicação da alteração do decreto 20.534/2020, dizer que ainda que seja permitida a volta das entidades sindicais, o Sinsercon/RS não concorda com esta flexibilização.

Entendemos, que esta ação do Governo Municipal não é a melhor neste momento, levando em conta que ainda não chegou o nosso inverno, onde o quadro de doenças respiratórias neste período, aumenta muito a procura por hospitais. 

Trata-se de uma PANDEMIA.  Na Europa, tivemos casos semelhantes ao nosso, como o que ocorreu com a cidade de Milão, onde foi flexibilizado exatamente no momento em que a Itália estava no pico do contágio, tal como estamos agora. Não se trata de torcermos contra, e sim, de manter a prudência diante de algo que a ciência não domina ainda.

O número de brasileiros mortos pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, alcançou a terrível marca de 17.987 no dia (20/05), segundo dados das secretarias estaduais de Saúde. Mais de 271.968 casos foram confirmados em todo o país.

De acordo com o ranking divulgado pela universidade norte-americana Johns Hopkins, apenas Rússia (290.678) e Estados Unidos (1.504.386) têm mais casos que o Brasil. Na semana passada, o Brasil já havia passado a Itália e a Espanha, que foram epicentros da epidemia na Europa.

Cabe lembrar que o isolamento ou distanciamento social é a única maneira de prevenir o vírus, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que não existe medicamento nem vacina.

FIQUE EM CASA