Plenária Nacional da Fenasera

A Plenária  da Fenasera ocorrida em 27-28/06/18 promoveu debates importantes sobre a palestra do representante da CUT-RS, companheiro Amarildo: o cenário político sindical, perspectivas e desafios do movimento sindical.

Foi realizada a leitura do parecer do Conselho Fiscal da Federação sobre a prestação de contas, relatórios financeiros e previsões orçamentárias da Fenasera referente ao exercício de 2017 e remetida aprovação à plenária do Congresso a ser realizado em 2019.

Também foi apresentada a realidade de custeio do funcionamento dos sindicatos regionais e o impacto na arrecadação decorrente do não pagamento do imposto sindical. Muitos sindicatos regionais não arrecadam suficientemente para manter suas despesas, pois o número de associados é baixo.

Foi apresentado pelo Diretor Alexandre Sartori,  o trabalho do Sinsercon/RS para filiação: convênios com UNIMED e com o SESC.

Houve um debate aprofundado sobre a possibilidade de votação do STF para implantação do RJU nos conselhos e sobre a possibilidade dos conselhos profissionais garantirem aos funcionários cláusulas mínimas, como demissão através de PAD, admissão no quadro permanente somente por concurso público e negociação coletiva.