Exposição “Tantos Uns” será inaugurada na Justiça do Trabalho

Dar visibilidade ao tema de pessoas com deficiência é o objetivo da exposição fotográfica “Tantos Uns”, que entrou em cartaz no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nessa segunda-feira (3/9). A mostra, que inclui imagens dos fotógrafos do Grupo 35 mm, tem o apoio da Comissão de Cultura e do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS e contará com atividades associadas. O patrocínio é do Sicoob Credijustra. A exposição estará em cartaz no Espaço Lenir Heinen, do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432), até 14/09. Entre 17 e 28/9, ficará no prédio-sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1100). A visitação é de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

A abertura oficial será no dia 10/9, às 16h30, no Espaço Lenir Heinen. Após a cerimônia, no Auditório Ruy Cirne Lima (prédio 3, 2º andar), será encenada a peça teatral Ícaro, monólogo composto por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiência e percepção sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann. A atividade será seguida de debate com o artista e demais presentes. No dia 17, por ocasião da vinda da mostra para o prédio sede do TRT-RS, haverá novo ato de abertura, às 16h30. Na sequência, o grupo de danças da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul fará apresentação. E uma roda de conversas encerra a programação, com a participação dos integrantes do Grupo 35mm, fotografados, representantes de associações de pessoas com deficiência, membros da Comissão de Cultura e do Comitê de Equidade, além dos convidados.

Sendo a acessibilidade uma preocupação constante do TRT-RS, o Grupo 35mm buscou integrar o maior número possível de pessoas, oferecendo recursos de descrição textual das fotos em braille e códigos QR para acesso digital. Além disso, nos dias de inauguração, haverá tradução em libras, patrocinada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS).

Acesse a página oficial da exposição, onde estão disponíveis diversas informações, incluindo as descrições das imagens, textos de apresentação da mostra, agradecimentos, detalhes do making of, entre outros.

Grupo 35 mm

Formado principalmente por servidores da Justiça Federal e Trabalhista, o Grupo 35 mm nasceu em 2001, a partir de um projeto fotográfico de resgate da cidadania dos habitantes da comunidade na Ilha Grande dos Marinheiros, que tiram do lixo o seu sustento, em Porto Alegre. Foram realizados, durante cinco anos, ensaios fotográficos, oficinas, devolução e distribuição de fotos, culminando com a publicação do livro “Vida Palafita”.Com nova configuração, o grupo retoma suas atividades neste momento. Integram o grupo, atualmente, os fotógrafos Caio Monçalves, Isaura Saraiva, Lourdes Helena Rosa, Luciana Lee, Maria Clara Adams, Miriam Marroni e Teresa Haase.

Os textos da exposição e as descrições das imagens são de Cristiane Estela Santos Martins, Gabriela Milani Leal, Gilberto Henrique Buchmann e Juliano Machado dos Santos.

Fonte: TRT4